ACELC: 2021 Prêmio de melhor trabalho de doutorado

2021 Prêmio de melhor trabalho de doutorado

O objetivo do Prêmio Tese Destaque CALACS é proporcionar o reconhecimento de um/uma jovem estudioso/a que tenha avançado significativamente a compreensão da América Latina e do Caribe. A competição de 2021 recebeu 7 indicações avaliadas por três Conselheiros do CALACS. O comitê de seleção e do conselho de diretores gostaria de felicitar todos os indicados pela qualidade excelente das teses recebidas e agradecer sua participação na competição.

É com grande prazer que CALACS anuncia a ganhadora do Prêmio Tese Destaque 2021:

Silvia Cristina Vasquez Olguin, Ph.D.

A Produccao Social de Espaço e Natureza em Comunidades Camponesas da Floresta Seca de Costa Rica

2020 York University

Orientadora: Dr. Anna Zalik

A tese excepcional da Dra. Vasquez Olguin examina as relações agrarias transformantes em Costa Rica com enfoque sobre os modos em que os espaços e relações agrarias socialmente produzidos se desenrolam em dois assentamentos camponeses da província de Guanacaste.

A tese trata de uma das questões central no campo dos estudos camponeses: o campesinato sob as relações de produção capitalistas. Dra. Vasquez Olguin incorpora estudos agrários clássicos e contemporâneos com a teoria socioespacial para demostrar como as comunidades camponesas têm sido influenciadas pelas reformas agrarias estatal e os mercados de produtos agrícolas mundiais, enquanto preservando a agricultura de subsistência e espaços camponeses através da adaptação.

Os objetivos da tese são analiticamente ambiciosos e teoricamente inovadores. Conceptualmente, a tese presenta uma integração criativa das obras clássicas do economista agrário russo Alexander Chaynov do século vente, o teórico social francês Henri Lefebre, e teorias contemporâneas do capitalismo agrário baseadas em América Latina, como Agustín Cueva e Armando Bartra.

Empiricamente, as contribuições originais da tese são baseadas em uma pesquisa que integra elementos etnográficos, arquivísticos, e de história-oral. Dra. Vasquez Olguin demonstra a interação entre o meio ambiente, economia política, relações de gênero e as dinâmicas intergeracionais. A tese faz contribuições analíticos a os campos da sociologia ambiental, ecologia política, história ambiental, e estudos de gênero.

Parabéns a Dra. Vasquez Olguin por este trabalho excelente, original, complexo e inovador!

Para mais informações sobre o Prêmio Tese Destaque CALACS e uma lista de vencedores passados, acesse http://www.can-­‐latam.org/dissertation_prize

Para mais informações sobre o Prêmio Tese Destaque CALACS, favor contatar: calacs@yorku.ca